Publicado em 29 Junho 2021

A "Internet das Coisas"; Informacao em Tempo Real !

Internet das Coisas
Escrito por Jerônimo do Valle
Atualmente, é comum a informação viajar, quase à velocidade da luz, através de cabos de fibra ótica. Com a tecnologia 5G prestes a virar realidade, conheceremos, enfim, a badalada "Internet das Coisas".
Tudo estará conectado entre si, com a informação a circular à vertiginosa taxa de 10 Gbps, o que é 100 vezes mais rápido que as atuais redes 4G. Enquanto isso, a SpaceX, propriedade do bilionário Elon Musk - fundador e CEO da Tesla -, está a criar uma rede de milhares de pequenos satélites de baixa órbita, a Starlink, com o objetivo de fornecer cobertura completa de Internet à escala global até 2022.

No que diz respeito ao consumidor final, tal inovação aporta grandes benefícios em comodidades e em economia de tempo. Botões na nossa despensa que fazem compras automáticas, carros que se autoconduzem ou, ainda, a aplicação de sensores a equipamentos "usáveis" ("wearables") que medem parâmetros de atividade física e dão sugestões de atividades.

O futuro promete ser mais dependente da tecnologia e interconectado do que nunca. Tal como o mensageiro que correu de Maratona a Atenas, as empresas e os indivíduos dos dias de hoje estão focados em partilhar e obter informação de maneira rápida e eficaz, em qualquer lugar e a todo o momento; a todo custo.