Publicado em 27 Julho 2021

A Transformação Digital do Agronegócio já é uma realidade !

Transformação Digital
Escrito por Jerônimo do Valle
Desde a chegada, até o momento do registo das horas trabalhadas, o funcionário da agroindústria vive uma jornada cada vez mais digital.
Em toda a cadeia de produção, do financiamento à comercialização, existe o mesmo avanço e, apesar da carência de automação no segmento de emissão e gestão documental, a utilização de plataformas digitais na administração de CPR’s, Contratos de Compra e Venda, Confissões de Dívida, Notas Promissórias, Endossos, etc., tem promovido melhorias significativas.

O emprego da inteligência artificial gera retorno nos investimentos e redução nos custos, atuando no controle de equipamentos e maquinários autônomos, mapeamento, realização de diagnósticos e, também, na previsão de cenários adversos.

Dentro do conceito básico de IoT ( Internet das Coisas ), a integração de tecnologias de sensores e softwares conectados a objetos como drones, por exemplo, torna a pulverização agrícola mais econômica, eficiente e permite a coleta de imagens e dados para os mais diversos fins, dentro do agronegócio.

Essa verdadeira revolução digital traz grandes vantagens para todas as ações no campo, além de provocar o aumento dos lucros, evitar perdas e habilitar o setor a caminhar junto com outras áreas do mundo moderno.