Publicado em 28 Setembro 2021

"AIOPs"; uma profícua Inovação Disruptiva.

Tecnologia
Escrito por Jerônimo do Valle
Recentemente, foi revelado que um número considerável de empresas já utiliza AIOps para auxiliar na previsão de problemas e na compreensão das suas causas. Esta adoção rápida fundamenta-se na capacidade de automação de operações repetitivas - algumas vezes de aparência trivial -, onde os principais componentes são análises avançadas e aprendizado de máquina.
É comum, devido ao constante aumento no volume de dados a ser processado, que erros e resultados indesejados inevitavelmente aconteçam, entretanto, com AIOps a atuar na detecção de anomalias, as equipes de TI são capazes de implementar a análise de causa praticamente em tempo real e, assim, evitar atrasos e interrupções nos serviços.

Na gestão do processo de armazenamento de dados, os recursos também podem ser controlados com AIOps, automatizando tarefas de rotina como reconfiguração e recalibração. A análise preditiva pode instalar proativamente novos volumes para que o espaço possa ser disponibilizado, conforme necessário.

Finalmente, no que diz respeito à segurança, a vantagem é avassaladora. A aplicação de IA permite que sejam reveladas violações de dados e infrações. Pode-se empregar algoritmos de aprendizado de máquina para detectar atividades prejudiciais, coletando e integrando registros internos, registros de aplicativos, registros de rede e eventos, bem como IPs maliciosos e informações de domínio e fontes de terceiros. À medida que os algoritmos baseados em IA se tornam mais poderosos, as corporações podem usar a tecnologia para descobrir possíveis ameaças ocultas em qualquer parte da sua infraestrutura de TI.

Numa breve analise da situação, conclui-se que todo o cenário digital do planeta está, outra vez, prestes a mudar. É, realmente, o momento de adotar a IA como força disruptiva na previsão de problemas, economia, gerenciamento de recursos, aprimoramento do atendimento ao cliente e, não menos importante, redireccionamento do foco das equipes de TI para o desenvolvimento de soluções de ponta.