Publicado em 15 Junho 2021

Cabo Submarino que liga o Brasil a Portugal entra em operação.

Tecnologia
Escrito por Jerônimo do Valle
O sistema "EllaLink" foi o tema central do 1o dia do "Leading the Digital Decade 2030" ( evento organizado pela Comissão Europeia e pela Presidência Portuguesa do Conselho da UE, em 01/02 JUN ), por conta da instalação do cabo submarino de fibra óptica de alta capacidade entre Fortaleza ( BR ) e Sines ( PT ), de 6 mil km de extensão – um investimento privado de 150 MI € ( cerca de 1 BI R$ ). O cabo é o primeiro de alta capacidade a ligar diretamente o Brasil à Europa – a conexão, até agora, tem sido feita via Estados Unidos.
Além de Philippe Dumont, CEO da companhia, participaram da “EllaLink Cable Session” o PM de Portugal, António Costa, o brasileiro Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, seu colega português Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e Transição Digital, e Pekka Lundmark, presidente e CEO da Nokia.

Em sua apresentação, Dumont ressaltou o caráter multinacional da empreitada e acrescentou, ainda, que o empreendimento - cujo propósito é conectar os dois continentes pelos próximos 25 anos - demandou 10 anos de trabalho árduo e cooperação.

A nova conexão vai reduzir em até 50% a latência entre os dois continentes, beneficiando negócios digitais, serviços em nuvem, bancos eletrônicos, mídia de entretenimento e jogos online.