Publicado em 26 Outubro 2021

"Ecossistemas Digitais"; o Segredo para uma Economia mais forte ?

Inovação
Escrito por Jerônimo do Valle
A ideia de um “super aplicativo” foi introduzida pelo fundador da BlackBerry, Mike Lazaridis. Em suas palavras, seria "um ecossistema fechado de muitos aplicativos que as pessoas usariam todos os dias porque oferecem uma experiência perfeita, integrada, contextualizada e eficiente".
Do ponto de vista do consumidor, isso pode incluir interação com amigos, compartilhamento de experiências, busca por música, comida ou verificação de saldos bancários. Do ponto de vista dos negócios, permite que pequenas ou jovens empresas acessem mercados estabelecidos e gerem mais estabilidade. Plataformas ou superaplicativos ajudam a reduzir os custos iniciais para que um novo negócio torne-se pronto para o mercado, compartilhando tecnologias e recursos.

De acordo com o "Global Entrepreneurship and Development Institute", as plataformas reduziram drasticamente os encargos de desenvolvimento e distribuição de software para mobile e outros produtos, além de permitirem que um número maior de pequenas empresas conseguisse prosperar, criando novos empregos e estimulando as economias - como bónus, também são mais resistentes em tempos de mudança. O ecossistema digital permite o crescimento rápido e escalável, proporciona diversificação de receitas para a principal empresa provedora e, por sua vez, protege as empresas menores da rede das piores crises económica, graças à estabilidade e redução de custos.

Super apps, plataformas, ecossistemas digitais - essas expressões relativamente novas marcam uma transição distinta na economia global. Favorecem a colaboração sobre a competição, a integração sobre o isolamento e a experiência sobre a exclusão. Os ecossistemas digitais prosperam em razão diretamente proporcional ao tamanho, abrindo espaço para a participação de mais empresas e fornecendo aos clientes soluções personalizadas que realmente adaptam-se às suas vidas.

Fonte : Forbes