Publicado em 30 Novembro 2021

O que e "Distributed Ledger Technology" ou "Blockchain" ?

Cibersegurança
Escrito por Jerônimo do Valle
Distributed Ledger Technology (DLT), normalmente chamado de "Blockchain Technology", refere-se à tecnologia por trás de bancos de dados descentralizados que, por meio de uma rede peer-to-peer, fornecem controle sobre a evolução dos dados entre entidades, usando algoritmos de consenso que garantem a replicação entre os nodos da rede.
Para simplificar, imagine um “livro de registos” que todos os usuários possuíssem, onde qualquer coisa escrita permanecesse para sempre e, simultaneamente, todas as “entradas” pudessem ser comparadas com os livros dos outros usuários para verificar e validar o que foi escrito; esta é a essência do DLT.

As unidades onde as informações são gravadas, ou seja, as “páginas” deste livro de registos, são blocos. Cada bloco contém informações “hash” (um "hash" ou "valor hash" é uma string de valores alfanuméricos obtida através de um algoritmo de criptografia. Se a mesma informação for introduzida na entrada, sempre entregará o mesmo "hash" na saída, todavia, caso haja a menor alteração na entrada, o hash de saída será totalmente diferente - o chamado "efeito avalanche").

No blockchain, os blocos gravados não podem ser alterados e somente é possível escrever após o consenso da maioria da rede. Isto que significa que para que algo seja modificado, todos os blocos criados depois teriam que ser alterados e 51% da rede teria que concordar com isto. Como os blocos são criados a cada instante, alterá-los – e, também, aos blocos que os precedem -, é praticamente impossível. Além disso, a alteração de um bloco resultará na criação de um novo “ramo de informação” que será considerado a “fonte da verdade”, porém os dados previamente existentes permanecem em um ramo diferente ( rotina denominada de "bifurcação” ).

Como um registo aferível, imutável e administrado por colaboração, a tecnologia blockchain surge no momento exato para solucionar os problemas inerentes às transações de ativos digitais e pavimentar o caminho da segurança na internet.