Publicado em 9 Junho 2021

O Salto Digital foi profícuo... E veio para ficar !

Transformação Digital
Escrito por Jerônimo do Valle
Segundo o novo estudo anual Global Tech Trends, a transformação digital realizada pelas empresas em resposta à pandemia é mesmo permanente. Foram inquiridos 2.600 decisores de companhias espalhadas por 26 países, incluindo Portugal, que confirmaram a alteração do cenário empresarial e, ainda, o fomento nas estratégias de investimento em inovações deste tipo para o futuro.
Das instituições lusitanas, 42% dizem ter remodelado seus departamentos de TI para corresponder ao aumento do trabalho remoto e híbrido, além de reforçarem o orçamento para acelerar o chamado "salto digital". Os dados revelam também que 62% dos líderes do setor no país acreditam que hajam inevitáveis mudanças de longo prazo tanto em relação ao local, como no modo de trabalho das pessoas dentro das organizações.

Assegurando que metade das empresas portuguesas entrevistadas planeja expandir-se para novas regiões e cruzar fronteiras internacionais, a despeito das disrupções provocadas pela pandemia, o estudo ressalta que, destes, 62% declara que planeja atingir o objetivo de forma virtual, sem investimento em infraestruturas físicas nos respetivos mercados.