Publicado em 14 Setembro 2021

Spinnaker 2; o avanço da Computação Neuromórfica.

Tecnologia
Escrito por Jerônimo do Valle
Uma colaboração entre universidades do Reino Unido e da Alemanha anunciou o lançamento de uma nova versão do mais avançado processador neuromórfico do mundo, agora rebatizado de SpiNNaker 2.
Inspirado na forma como o cérebro humano processa informações, o chip neuromórfico é talhado para executar algoritmos de inteligência artificial.

Spinnaker é um acrônimo para Spiking Neural Network Architecture, algo como arquitetura de rede neural por picos de tensão, em referência aos disparos elétricos das sinapses, que fazem a comunicação entre os neurônios.

A nova versão, o SpiNNaker 2, construída por uma equipe da Universidade Técnica de Dresden, foi totalmente reprojetada para compor um sistema em nuvem, batizado de SpiNNcloud, que permite a conexão de até 70.000 processadores sem perder a agilidade da execução em tempo real.

A primeira versão da SpiNNcloud será inaugurada na própria universidade, para fins de pesquisa, mas a equipe já tem uma startup que pretende ir longe: "O SpiNNaker 2 é um habilitador-chave para IA em tempo real com taxas de dados massivas. Ele terá um impacto dramático sobre as aplicações de IA que estão além do hardware atual por causa de suas demandas triplas de baixa latência, alto rendimento e alta eficiência energética, como cidades inteligentes, 5G, internet tátil, direção autônoma, etc", escreveu a equipe.