Publicado em 23 Novembro 2021

Transformação Digital; Uma Questão de Liderança.

Transformação Digital
Escrito por Jerônimo do Valle
Muitas empresas encaram erroneamente a transformação digital como uma substituição ou marginalização dos próprios recursos humanos. Outras abordam tais iniciativas a pensar nos funcionários como os únicos contribuintes para a mudança. Infelizmente, ambas as abordagens são falhas. O material humano é, sem dúvida, a chave para o sucesso ou o fracasso do processo, mas não é a única parte em jogo aqui; falta falar-se sobre a “liderança”.
Como quase sempre, o caminho da transição é pavimentado por decisões corajosas de líderes que precisam demonstrar bravura e entusiasmo, no que diz respeito a encorajar mudanças em toda a organização. Mais importante ainda, devem esclarecer para toda a corporação quem é o elemento que está no controle da situação; o CEO.

Ao CEO, para que consiga liderar a empreitada, é necessário perceber uma infinidade de detalhes. Primeiro, há que desenvolver uma compreensão profunda do cliente. Além disso, faz-se mister o entendimento completo do modelo de negócios da companhia e da tecnologia de suporte utilizada.

A implementação bem-sucedida de iniciativas de transformação digital deve incluir esforços de recursos humanos que sejam capazes de operar como estão, bem como imaginar e aceitar as mudanças, quando as mesmas chegarem. A partir daí, o CEO deve atuar como o “capitão do navio” e estimular o papel de cada um nas operações do dia a dia. Com essa ênfase eficientemente incorporada em todos os níveis de negócios da organização, a evolução da empresa pode ser melhor conduzida, a partir de um nível básico.

É vital que se compreenda que este projeto não é algo isolado, muito pelo contrario; é uma verdadeira jornada cuja linha de chegada é intrínseca. As mudanças abordadas abrangem pessoas, processos e tecnologia e estes três pilares exigem renovação para que sirvam de alicerce, afinal, sem o envolvimento de cada um deles, orientados numa mesma direção por uma cadeia de comando singular, a transformação digital irá falhar.