Publicado em 31 Agosto 2021

Utilizações Práticas da Realidade Virtual.

Tecnologia
Escrito por Jerônimo do Valle
Apesar da conotação quase sci-fi da expressão, a “Realidade Virtual” ( termo usado para descrever um ambiente gerado por computador, onde o usuário é capaz de explorar e interagir ) já é utilizada em inúmeros setores.
Na indústria automotiva, por exemplo, a RV permite que engenheiros e projetistas testem a construção e a aparência de um veículo, antes de comissionar protótipos caros. Graças à tecnologia, as principais marcas do mercado conseguem realizar análises iniciais de design e engenharia, sem gastar qualquer dinheiro na fabricação concreta das peças.

A RV pode produzir um impacto ainda mais significativo na área de saúde, concedendo aos profissionais a oportunidade de treinar em modelos virtuais para se preparar, antes de operar em corpos reais. A RV também pode ser usada como tratamento para problemas de saúde mental, com a Terapia de Exposição à Realidade Virtual considerada particularmente eficaz no tratamento de PTSD e ansiedade.

Nas compras online, turismo, arquitetura e no próprio processo de aprendizado, a RV influenciará todas as nossas vidas, mais cedo do que imaginamos. As possibilidades são infinitas e as únicas atividades que não podemos substituir no ambiente virtual são comer e dormir... por enquanto.